domingo, 29 de maio de 2011

LATA ABSOLUTA

Foto: Cristovam Tadeu

                 Eu tenho um namoro profundo e antigo com este texto. Há pelos menos cinco anos o autor dele, o meu amigo e também professor Paulo Vieira, após ver uma peça minha, foi ao camarin me cumprimentar pelo espetáculo e aproveitou e falou de um texto seu que tinha interesse em montar comigo e Isadora Feitosa. Falou muito bem do texto, disse que o escreveu para as atrizes Mayana Neiva e Fernanda Martinez, mas que não aconteceu de montar com elas pois ambas estavam morando fora de João Pessoa, que isso, que aquilo, vendeu muito bem seu peixe, me seduziu e sumiu. Nunca se quer nem me mostrou. Sempre que a gente se encontrava, a gente tocava neste assunto, mas nunca aconteceu nem de eu ler. Ele fez ainda leituras com as atrizes Cely Farias e Kaline Brito, tentou montar com outras pessoas, e que nunca acontecia. Mas como tudo tem a sua hora certa de acontecer... No final do ano passado ele montou o tal texto com as atrizes/alunas Cecília Retamoza e Celly de Freitas como conclusão do Bacharelado em Teatro pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba.
             Confesso que fui ver a peça meio enciumada, pois a essa altura eu já havia lido o texto e consequentemente me apaixonado por ele e suas possibilidades cênicas e filosóficas. Mas meu ciúme não durou muito, na verdade nem três minutos, pois de repente. Não, mais que de repente, fui arrebatada, fiquei tão envolvida no trabalho das atrizes que o executam tão brilhantemente, que nem tive como pensar em algo que nem existia.
             O texto é um capítulo à parte! Muito bem escrito, inteligente e engraçado. Nos chega sem dificuldade alguma, é tão bem escrito, e tão dentro de nós, que em alguns momentos você se pergunta: Como eu não escrevi isso? Eu penso exatamente assim! Questiona algo que todos, em algum momento já se questionou, ou vai se questionar. É tão comum, e salientando que este comum é positivo, que você sai com trechos dele na cabeça. Quem se interessar por lê-lo, pode acessar este link que ele está disponível (http://www.teatropb.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=58&Itemid=48)
            Com direção e encenação também do autor. Temos em nossa frente um espetáculo limpo. E que fica cada vez mais redondo. E que eleva o conceito do departamento de Arte Cênica da UFPB. Pois nos trás um espetáculo profissional, digno de atrizes que estão saindo de um curso superior de formação de ator. Utiliza-se em cena, se não todas, quase todas as técnicas que são ofertadas em nosso curso. Fico muito orgulhosa disto tudo. Tenho muito orgulho de dizer que é uma montagem do departamento em que eu estou estudando.
            O trabalho das atrizes é primoroso, detalhado e criativo. Desenvolvem um trabalho vocal e corporal, tão instigante, que em sua temporada de maio na Energisa, eu vi a peça sete vezes! Mas deixando de lado minhas taras e voltando ao trabalho das atrizes Cecília Retamoza e Celly de Freitas, que é simplesmente de se tirar o chapéu. Elas falam seus textos com muita fluidez e propriedade, saindo de uma técnica e trazendo outra sem agredir a quem está assistindo. Se transformam, se trocam, se jogam e se entregam em cena a personagens da Commedia Dell’Arte, Velhos, Macacos, Araras, Palhaços e são elas mesmas em dados momentos. Tudo de forma muito híbrida, natural e com muita técnica.
           Sei que muita gente não viu a peça, pois muita coisa aconteceu neste mês de maio em nossa capital. Mas fica aí meu recado para que quando vocês saibam que LATA ABSOLUTA está em cartaz, não percam novamente a oportunidade de ver. Pois vale muito a pena. E tenho absoluta certeza no que estou dizendo. Agora vou bater lata!

SERVIÇO:
LATA ABSOLUTA
Texto e direção: Paulo Vieira
Com: Cecília Retamoza e Celly de Freitas
Contato: 083 9915-0043

Nenhum comentário: