quarta-feira, 15 de junho de 2011

VAMOS NESSA - Paulo Vieira


          O texto é uma homenagem do autor sobre uma atividade que realiza apaixonadamente todos os dias: PEDALAR! E faz isso diariamente e quase profissionalmente, pois existe uma equipe, a Raio de Sol. Ele e vários homens e mulheres, embora a grande maioria seja homens, participam desta equipe e pedalam pelos solos paraibanos diariamente, fazendo um pedal maior aos sábados. Então Paulo quis escrever um texto para falar sobre isso, e queria mostrar um pouco do universo que eles vive. É um texto em linguagem masculina. O linguajar destes homens do pedal, mas que não seriam só do pedal, seriam homens. Para isso, usou como pano de fundo, uma discussão sobre relacionamentos e casamentos em crise, mostra a crise de dois casais e como essa estória se desenrola, a perseverança de um e a perca de controle do outro. De como nossas atitudes vão determinando por nossos destinos.
          A encenação caminha no naturalismo. Pois o texto está muito próximo e humanizado. Relações humanas é o grande foco. E como nos colocamos diante das dificuldades da vida, e os caminhos que podemos guiar para as mesmas.
          No elenco consta: as atrizes do Grupo Graxa de Teatro Kassandra Brandão e Natália Sá. Os alunos/atores do curso de Teatro da UFPB Jamila Facury, Ed Santos e Adailson Costa. E Glaydson Gonçalves da Cia. Abner de Teatro.
          A escolha do texto se deu pelo fato do grupo querer trazer para a cena uma temática cotidiana, embora o texto de Paulo Vieira seja inédito, eu já conhecia. Além de que admiro a obra do Prof. Paulo. Já li todos os seus textos e acho que seria bastante coerente fazer uma leitura de um texto seu, pela qualidade, pela possibilidade de criar este dialogo com o autor e por fazer parte do meu interesse pela dramaturgia paraibana.. Trabalhar com algo que eu já tinha conhecimento, pois o tempo de preparação para a leitura é muito curto. Não chegando a ser um mês.
          E estou adorando a experiência de troca que está acontecendo neste processo. Embora seja um ótimo texto para o cinema, acho que está ficando muito interessante como leitura também. Espero que todos gostem! Principalmente o autor que vai está presente e depois participará da roda de conversa sobre seu texto e minha encenação, que tem uns pitaquinhos dele.



SERVIÇO:

Mostra de leituras dramatizadas do Sesc
VAMOS NESSA (Texto de Paulo Vieira e direção de Suzy Lopes)
Dia: 16 de junho de 2011 (Quinta-feira)
Hora: 19:00
Local: Teatro Lima Penante